10 estratégias de sucesso no ponto de venda



O que você vê?
Visual merchandising (visual  de loja) Trabalhe sua imagem sempre, é ela que é a sua frente de trabalho.

1ª estratégia – Público alvo

publico-alvoAo montar seu ponto de venda, você precisa saber quem é seu público:
Do que ele gosta?  Quem você vai atender?  Pra quem você vai montar o seu ponto de venda?
Ao fazer o projeto deve-se ter em mente qual público irá atender:
Público B e C? Pessoas sofisticadas? Pessoas populares? Jovens? Publico dinâmico?
Todos estes detalhes devem ser estudados para que seja feito um ponto de venda dirigido.
O ponto de venda deve se identificar com o consumidor, que deve olhar e perceber em si que a loja foi feita para ele. No momento que você identifica seu publico alvo, tudo ficará mais fácil.

2ª estratégia – Localização Ideal

localizacao-idealO ponto ideal é o ponto mais próximo do seu público alvo, identifique sempre onde ele está. Com seu ponto escolhido, procure sempre facilitar a vida do seu cliente, procure um local de  fácil acesso para eles, isso é muito importante para sua loja. Preste atenção nos detalhes de seu estabelecimento, as escadas estão com corrimão? Tem estacionamento? Tem rampas de  acesso? Sempre facilite a entrada de seu cliente na loja.
A sua loja também deve estar livre de interferências, como árvores ou postes na frente, ou  algo que dificulte a visualização. Verifique muito bem ao locar ou comprar um estabelecimento, as interferências que possam prejudicar a visibilidade de sua empresa. Caso seja necessário, faça da sua interferência uma referência, se tiver uma árvore, por exemplo, ilumine esta árvore, e ela virará um ponto de referência. Outro ponto importante é ter bons vizinhos que atraiam clientes e consumidores para seu ponto de venda, detalhes que você deve prestar bastante atenção, pois fazem toda a diferença.

3ª estratégia – Qual é a minha identidade?  O que identifica minha loja?

marcasA sua marca, o seu nome, isso te identifica. Não importa o tamanho do seu empreendimento, a marca identifica o seu negócio. Todo negócio deve estar ligado à ela. A marca deve estar identificada em tudo o que for produzido, desde a fachada e letreiros, até sacolas, embalagens, papelaria, cartões de visita. A marca que você criou deve ser repetida em todos os materiais que forem desenvolvidos. Isso é sua identidade visual, não importa se sua loja é pequena, ela pode se transformar em um grande empreendimento ao longo dos anos. A logomarca é o que fixa você ao cliente, é através da sua marca você é reconhecido.

4ª estratégia – Marca ideal

marcas ideiasQual é a marca ideal? A que refletir o seu negócio. O cliente deve entender o que você vende, por exemplo, uma empresa de displays, que nome deve ter? Neste caso temos o exemplo da Display Brasil, pois seu nome reflete qual é o seu negócio. Isso facilita  identificar o que se  vende para o publico alvo, além de ser de fácil leitura, memorização, pronúncia e não complicar no nome. Tudo que o cliente não consegue ler com facilidade, ele não memoriza. Isso acontece com empreendimentos que não prestam atenção nestes detalhes, o que é um grande erro.

Persistência e repetição são fatores imprescindíveis para o fortalecimento da marca. Onde aparecer sua logomarca deve haver padronização, obedecendo sempre à identidade e seguindo as variações de aplicações da logo e das cores. Uma vez feito isso, sua marca está de acordo com o mercado.

5ª estratégia – Como eu chamo a atenção para o PDV?

chamar-atencaoAtravés da fachada, que atrai olhares, magnetiza o cliente e comunica ao publico o que você tem a oferecer, ela deve por obrigação aparecer e se destacar. Deve ser referência no local onde está.
Chame a atenção através de cores, de iluminação. Apareça para o público, lembrando sempre de um detalhe importante, as cores devem obedecer à sua identidade e aos produtos vendidos na loja.

Fachada x Outdoor

Você deve levar em conta que a fachada é como se fosse um outdoor,  mas com  uma publicidade constante.. O outdoor é uma propaganda provisória, uma placa apenas, sendo que seu investimento para 14 dias, chega a R$800,00 aproximadamente e o custo anual a R$19.000,00. Leve em conta este investimento e deixe sua fachada sempre bonita, pois vale muito mais o investimento na  fachada, do que a pintura descascada, o letreiro sujo, e o toldo empoeirado. A fachada vai ser sempre o seu cartão de visitas.

6ª estratégia – Layout

layout de lojaO planejamento do espaço da loja deve proporcionar um ambiente harmonioso e agradável. Você deve pensar onde irá ficar seu mobiliário, onde ficarão seus produtos. Na hora de pensar no layout, pense na setorização dos produtos. Eles jamais devem ficar espalhados pelo estabelecimento, de modo que o cliente os tenha que garimpar. Jamais façam  isso. Agrupe-os de forma coerente, faça com que a circulação do seu cliente seja agradável, sem barreira alguma. Facilite a vida dos seus clientes  fazendo uma estratégia inteligente, posicione os caixas para pagamentos  no fundo da loja, com isso você induz o cliente a circular pelo estabelecimento, e com certeza  a comprar mais alguma coisa. Preste atenção na sinalização de sua loja, que deve estar padronizada, seja ela para se localizar dentro da loja, seja para indicar descontos e ofertas.
Os produtos devem sempre estar expostos na altura dos olhos. Não se esqueça disso, pois tudo que estiver ao seu alcance de forma prática e bem distribuída à venda é garantida.

7ª estratégia – Marketing sensorial

Trabalhe com os 5(cinco) sentidos do ser humano, visão, audição, tato, olfato e paladar. Todas as grandes redes vêm desenvolvendo projetos de marketing, que  agreguem algum sentido, se são lojas de perfume, o olfato, se for empresa de alimentos , o paladar.
Leve em conta todos os sentidos, sempre prestando a atenção e  trabalhando muito bem cada um deles. Ative em seu publico o desejo  de possuir seu produto.

8ª estratégia – Conheça o seu consumidor

Faça pesquisas constantes sobre eles, com isso você agrega em seus produtos o que eles pensam, gostam e preferem. Faça pesquisas entre homens e mulheres, pois cada um tem uma forma diferente de pensar, agir e comprar.

9ª estratégia – Bom atendimento

Para um bom atendimento, você deve estar preparado para atender as pessoas de forma cordial. Dê treinamento a seus funcionários de como funciona seu produto, e de como é a dinâmica da empresa. Uma pessoa bem atendida, com certeza, voltará à sua loja.

10ª estratégia – Procure uma empresa de comunicação visual capacitada

display-brasilEmpresas de comunicação visual, podem lhe ajudar nestes quesitos, a Display Brasil possui uma equipe especializada e treinada para melhor atendê-lo, com eles você encontra impressão em lona, banners, adesivos, e uma ampla linha para que você monte seu PDV corretamente.

Para mais informações: (41)3661-9900 PDV com qualidade, é na DB!

 

 

Clique aqui para enviar seu comentário.


Enviar sua avaliação
* Campo obrigatório

10 estratégias de sucesso no ponto de venda
2 votos, 4.50 média de classificação (90% pontuação)

Novidades no E-mail

Inscreva-se e receba as últimas novidades da Display Brasil no seu E-mail:

Comente aqui!