Dia dos Namorados – Ponto de venda



O dia dos namorados é uma data de forte expressão de vendas no comércio mundial. Nos Estados Unidos e muitos países de língua inglesa, a data é comemorada dia 14/02, “Valentine’s Day” em homenagem a “São Valentin”, cuja história recomendamos pesquisar, pois é bem interessante. Em 2018 o comércio americano girou US$ 19,6 Bilhões ou cerca de R$ 74 Bilhões de reais, gastos com flores, jóias, jantares, doces, roupas e cartões impressos, assim foi contabilizado pelo site “fronetics”. Para 2019, a expectativa esta na casa de 8% de aumento destes números devido a própria melhora da economia local.

A comunicação
visual e o material impresso de marketing tem um papel fundamental
nestas promoções. No final de janeiro um restaurante bem famoso de
Jacksonville, Florida/EUA fez uma ação muito curiosa; montou um
pequeno balcão de degustação de pequenas mostras de pratos que
ofereceria no dia dos namorados, colocou roll ups com
propaganda espalhados por perto, e forneceu “petiscos” pequenos e
deliciosos, ofertados sob um balcão de degustação, sempre
para pessoas que estavam acompanhadas, naquele dia. O resultado foi
uma ocupação de 100% dos assentos com giro de mesas quase 5 vezes
entre as 18 e 22 hs, horário que encerrou as atividades. Nesta data,
observei que outros restaurantes ao redor, dispunham de lugar por
quase toda a noite. Foi a primeira vez que eu vi uma ação deste
tipo, por isso me chamou atenção e fui acompanhar o resultado.

Outra estratégia
bacana, considerando que dar “chocolates” nesta data é uma
tradição americana também, na universidade que estudo, uma semana
antes da data, foi oferecido por uma doceria próxima da universidade
pequenos pedaços de chocolate, com um cartãozinho sugestivo ao dia
dos namorados, “não esqueça desta doce data, só um click no seu
whatsapp já fecha o pedido e você ainda terá tempo para muito
mais”. Também não tinha visto isto antes.

Segundo a dona, os
pedidos de chocolate aumentaram mais de 100% em relação ao ano
anterior, que ela não tinha feito nada. Coloque um Balcão de
degustação em pontos estratégicos de alta movimentação de jovens
e suas vendas irão dar um salto antes e durante o período de dia
dos namorados.

Em resumo, se quer
vender bem, tem que se mexer e sempre “antes da data”, para
causar a venda – isto não é novidade para ninguém, mas a
forma de se mexer é que precisa ser impactante, criatica e
inovadora. Oferecer desconto para reserva antecipada, desconto para
pacotes, desconto para compra com cartão, desconto por A ou por B é
apenas a estratégia de preço e dai vem a guerra de preços. Hoje em
dia, com tanta opção pela internet, com tanta ferramenta de busca e
de sugestão, o que mais gera valor a seu negócio é a
diferenciação, a venda de qualidade, a venda de coisas inusitadas e
isto deve ser pensado e “realizado com antecedência”. Pensar o
dia dos namorados em Março, para o setor de marketing é coisa
extremamente normal, então vamos continuar a nos mexer e colocar os
projetos para serem orçados e desenvolvidos para dar tempo de
pensar, orçar, realizar, produzir e entregar em tempo de estar
exposto já em meados de Maio, logo após o dia das mães.

Se você não deu
presente do dia das mães para uma mulher, bem provavelmente esta
precisando pensar no dia dos namorados, quem sabe este ano você já
acha a mamãe do ano que vem.

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