Merchandising no Ponto de Venda



Display certo, no lugar certo, com o produto certo; VENDE mais! Simples assim.

Merchandising pdv

Merchandising no Ponto de Venda

O Ponto de Venda é um espaço muito especial, não se faz sucesso nele sendo amador, é preciso muito profissionalismo e técnicas certas. Neste sentido os Displays tem papel fundamental, pois é na criação do display certo que pode estar sua melhor ferramenta de vendas. A altura do produto varia de acordo com o tipo de público que se busca atingir, para um público infantil, podemos trabalhar entre 50cmts até 1 metro, já para o público jovem a altura sobe para 80cmts até 1,40 m.  No seguimento adulto esta dimensão oscila entre 80cmts e 1,60m. É uma observação simples, mas relevante, pois se trata da média de altura, do campo de visão de cada faixa etária. Se formos pensar um Display para a Alemanha, onde as pessoas são em média mais altas que os brasileiros, claro que esta altura vai mudar. Esta diferenciação pode também ser aplicada regionalmente, com uso de cores e modelos que agradem os diferentes gostos deste Brasil gigante e diferente em cada região.

 Há outros pontos interessantes para analisar; o local onde o Display vai ser posicionado. As pontas de gôndolas tem sido utilizadas para preços e produtos promocionais, provocando o consumidor a checar a posição, gerando mais circulação na loja. O formato do Display; sempre que possível busque associar o formato do display a embalagem, ou ao produto em si. Um display de Café em forma de xícara, ou bule, chama MAIS atenção e se vincula as imagens cerebrais de café, por serem acessórios de uso comum quando se consome café.  A plotagem de imagens bem definidas no Display também é um diferencial a ser muito considerado no momento da criação.

A venda acontece quando se reúnem alguns quesitos básicos;   Consumidor + Dinheiro + Produto, se faltar um deles = insucesso de vendas. Para levar o consumidor ao seu comércio, é preciso tornar seu local de vendas um local que ofereça um “vinculo emocional” entre o consumidor e seu PDV. Um açougue adequadamente iluminado provoca o cliente a olhar para as carnes e lembrar de “estocar” seu próximo churrasco, mesmo que ele não tenha ido ao supermercado para visitar o açougue. Neste caso o açougue “convidou ele para entrar e comprar”.

degustação pacote Bolo de chocolate, em geral é preto, isto já sabemos. Pode ter recheio, ainda não sabemos, se não estiver escrito ou demonstrado gráfica e visualmente em algum lugar da embalagem, ou do PDV. A comunicação visual da embalagem pode ser outro grande fator de escolha. Nas cidades onde se faz mais calor, cores quentes, vibrantes são mais apelativas aos olhos do comprador, já as cidades mais frias, costumam ter um consumidor mais conservador  com cores mais frias. São pequenos detalhes, mas podem fazer muita diferença.

Degustação no PDV, é outra forma de “provocar” o vilão do consumo, inserido em cada um de nós. Já ouvimos muito a frase, comeu X comprou, Provou x levou. Já não estamos tão céticos a estas ações, agora temos internet, em qualquer lugar é a todo minuto disponível que também nos influenciam muito. Uma mensagem recebida de um amigo, “sugerindo” atua eficazmente.

 Merchandising no ponto de venda é uma ferramenta de uso inteligente e pode mudar os resultados finais de seu negócio. Pense nisto e consulte a DB para finalizar seu PDV.

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Já temos 2 Comentários

  1. Sergio disse:

    Gostaria de saber sobre display para garrafas de espumante. Tem algum modelo?