Merchandising PDV



pdv-display-falante-dbvoxAgir no local certo na hora certa, não é sorte, é inteligência comercial e estratégica, isto pode ser melhor entendido quando se avalia as ações de Merchandising PDV.

O merchandising é uma ferramenta de suporte da marca, provocação de venda, colocação de marca no mercado. Com a evolução das ferramentas de comunicação, a ação de venda tornou-se mais complexa nos últimos anos, gerando a abertura de inúmeros setores especializados nos detalhes do processo. Anos atrás, existia o produto, o preço e o comprador. Gostou, pagou, levou – simples assim.

O que mudou nos tempos atuais? Porque a evolução do processo de comunicação tornou a venda tão complexa a ponto de abrir tantas segmentações, onde qualquer erro estratégico parece derrubar tudo?

É muito simples, a mudança de hábitos, a acessibilidade a informação e a melhoria de renda da população permitiram um crescimento de senso critico e hoje esta mais difícil enganar o consumidor, em especial pelo CDC – Código de defesa do consumidor.

As estratégias de marketing, a cada tempo migram para um diferente ponto do complexo campo de exposição de produto. Por algum tempo vem a tendência de investir nas vitrines, depois migra para mídia sonora, depois vai para jornais e revistas, agora já incluem os sites, as empresas de mega vendas pela net, os clubes de compra, clubes de desconto e até empresas fazendo acordos com fornecedores de itens de alto consumo para que certos produtos possam ser vendidos em grupo e descontados em folha de pagamento.

O merchandising passou a agir em parcerias, hoje se vê muita loja divulgando o produto de um parceiro comercial, que não seja do mesmo setor, dentro de sua própria loja.

As ações promocionais e diretas com o público, crescem continuamente e empresas que não acordarem para isto com rapidez, deverão perder espaço no mercado.

display de ilha com testeiraO merchandising PDV tem um papel fundamental na propagação da marca e na criação de valor agregado a marca e ao produto. Já faz muito tempo que o povo brasileiro deixou de comprar “qualquer coisa”. Ganhar dinheiro no Brasil esta tão difícil quanto qualquer outro pais da Europa. A regra hoje esta vinculada a agregação de valor ao produto, a uma propaganda mais inteligente, mais marcante no PDV. Observem que até carne esta fazendo propaganda na TV, melhorou as embalagens e busca criar valor de referencia com o uso de artistas famosos. Não bastasse a carne, tem empresa de venda de barras de aço focando propaganda em seu nome. Daqui a pouco iremos comprar areia de construção e pedir uma marca qualquer para ela.

Essa imputação de valor na marca, arrasta o raciocínio do comprador de que aquele produto tem algo de melhor, é mais conhecido e se as pessoas observarem ele lá em casa irão pensar que eu sei comprar bem. Assim pensa a maioria da população.

Meus colegas com mais de 40 anos, irão lembrar do Quichute, do Conga, do 752 da Vulcabras, da Melissa, de tantas marcas que conseguiram se eternizar na mente de cada consumidor, até a bala Juquinha, o papel Higiênico Neves, o Bombril e inúmeros outros casos de sucesso, conquistaram esta posição por conta da propaganda bem feita.

O advento da tecnologia também migrou para o PDV e se modernizou. Existem hoje Displays Falantes, Displays interativos, Displays de odorização de ambientes e tudo da forma mais discreta possível. Voltamos ao período do simples ser melhor do que o complexo, onde o simples não é o mais caro, mas o mais eficiente também.

Fazer seu produto ser um objeto de desejo é uma tarefa do Marketing, fazer com que seu público enxergue valor agregado ao que comprou é uma tarefa da técnica e colocar nisto o preço justo, é uma demanda do setor financeiro.

Portanto fazer um bom merchandising PDV, assegura que os demais trabalhos e setores consigam atingir seus objetivos.

Com o advento da Copa do Mundo no Brasil ainda temos a oportunidade de ter os pontos de venda visitados por estrangeiros que irão levar estas visualizações de marca que ocorrerão no PDV ao mundo todo.

Investir no PDV nos próximos 90 dias será uma tarefa de alto rendimento a marca e isto só vai perceber quem estiver lá.

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